27 de julho de 2020

Dicas de alimentação para uma boa qualidade de sono

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O sono é um dos pontos mais importantes da qualidade de vida e para que ele seja reparador, exige uma preparação, ambiente adequado e a mente livre de preocupações.

Quando a pessoa tem um sono reparador, ela acorda disposta e geralmente não lembra bem dos sonhos.

A queixa de quem cuida mal do sono pode ser tanto de insônia como de sonolência excessiva, cansaço durante o dia, dificuldade para acordar, pior humor durante o dia.

Uma alimentação desequilibrada desregula o relógio biológico, podendo interferir na qualidade do sono e no alerta completo diurno. Também desequilibra o centro da fome e saciedade, podendo aumentar a ingestão de alimentos durante o dia e consequente o aumento de gordura corporal e obesidade.

Alguns aspectos que interferem na qualidade do sono: acordar durante a noite para urinar e/ou beber água; muitos sonhos, uso de cafeína para se manter ativo, lapsos de memória; consumo de bebida alcóolica.

Causas da insônia: luz branca, exposição a notícias ruins, leitura técnica, discussões antes de dormir; qualidade do colchão; hormônios; campos eletromagnéticos; algumas patologias.

Dicas nutricionais:

  • No café da manhã consuma alimentos ricos em triptofano como, por exemplo: aveia, pistache, semente de girassol e ovos;
  • No lanche da tarde: consumir carboidratos como, por exemplo: batata-doce, aipim, frutas, granola e chocolate (com moderação);
  • Cuide da sua saúde intestinal;
  • À noite: consuma chás que acalmam como, por exemplo: melissa, passiflora, mulungu, alecrim e camomila.
  • Observe se a cafeína interfere no seu sono, se sim, consuma café em menores e até ao meio dia.

Outras dicas:

Faça a higiene do sono que são mudanças de hábitos que te impedem de ter uma boa qualidade de sono, por exemplo, crie rituais de relaxamento, cuide do espaço do seu quarto adequando à iluminação (mais escura), a temperatura e o conforto (travesseiros e colchão);

  • Faça meditação;
  • Faça respirações profundas;
  • Evite refeições pesadas próximo ao horário de dormir.

 

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